Casas steel frame podem ser cosntruidas em menos da
metade do tempo das casas em alvenaria.
Redução no prazo da obra e maior desempenho térmico e acústico são vantagens do método cada vez mais utilizado por construtoras tradicionais
A tecnologia steel frame, consagrada em países como Estados Unidos e Chile, tem ganhado mais espaço na construção civil no Paraná. Apoiado no uso de estrutura de perfis de aço leve e com menor geração de resíduo, o método vem sendo adotado por construtoras tradicionais no mercado, como a Monreal, de Curitiba. Atuando há mais de uma década em obras de alvenaria convencional, a empresa decidiu apostar na nova opção de sistema construtivo. Há pouco mais de um mês lançou residências de alto padrão no sistema.
O produto superou a expectativa dos sócios da empresa, o administrador Guido Garcia e o engenheiro civil Cassiano Garcia. Antes mesmo do lançamento oficial do projeto, a Monreal negociou cinco obras, sendo três delas para início imediato e outras duas com previsão de construção para o final deste ano. “Além dos contratos fechados, recebemos uma série de projetos para orçamento”, conta Cassiano.
O preço competitivo do metro quadrado construído – entre R$ 2,7 mil e 3,8 mil, de acordo com os acabamentos escolhidos pelo cliente, o mesmo das construções em alvenaria convencional na Monreal – , pode ser elencado como um dos fatores do sucesso do projeto. Outro ponto destacado por Guido é o nível maior de informação dos clientes, que já chegam à empresa pedindo pela solução.
Vantagens
Uma das principais vantagens do steel frame é a redução do prazo para a conclusão da obra, que pode ser finalizada em até metade do tempo se comparado à uma construção convencional. Para Cassiano, além de ter a casa disponível em menos tempo, isso faz com que o cliente gaste menos com aluguel ou possa colocar o imóvel onde mora à venda em um prazo mais curto.
A economia de recursos, como materiais e mão de obra, e a redução dos resíduos no canteiro, garantida pela industrialização do processo, são outras características do sistema. “Utilizando o steel frame, retiramos entre duas e três caçambas de resíduos durante toda a obra. Nas construções de alvenaria, este número sobe para uma a cada dez dias”, avalia Cassiano.
A tecnologia também promove o melhor desempenho térmico e acústico da construção, comparado às obras tradicionais. O conforto acaba em economia, pois é necessário menos energia para a climatização dos ambientes.
A arquiteta Andrea Sano lembra que uma possível reforma ou ampliação também é facilitada pelo método, mesmo que a construção anterior seja de alvenaria. “Há interface entre o sistema construtivo tradicional e o steel frame. Nele, as reformas são mais rápidas, leves e econômicas”, explica.
Por virem prontas de fábrica, as chapas metálicas ainda reduzem a níveis milimétricos a margem de erro das dimensões dos ambientes. Isso possibilita pensar nos móveis e na decoração já no início da obra, o que agiliza a mudança.
Fonte: Gazeta do povo http://www.gazetadopovo.com.br/imoveis/steel-frame-para-obras-de-alto-padrao-ef1nby1ysyed03u1gxpv8lf0u